23/11/2018

 

Mais de 400 participantes da 7ª Edição do Projeto Verde-Azul nas Escolas estiveram reunidos numa tarde com muita diversão, integração e emoção, nesta quinta-feira (22), no Ginásio do SESI Rubem Berta, em Porto Alegre. O evento de encerramento da edição 2018 contou com a participação da equipe técnica da Sulgás, dos educadores ambientais da Ecossis, dos representantes de secretarias municipais de educação, alunos e professores das dez escolas atendidas pelo programa de Responsabilidade Ambiental da Companhia.

Os atores principais do projeto foram recebidos com um almoço servido no próprio ginásio. Após, houve a apresentação teatral “Patrulha Ambiental”. Na sequência, a Palhaça Gelatina assumiu a condução do evento, trazendo muitas brincadeiras, abordando questões como a preservação da água, separação do lixo e reciclagem. Houve ainda apresentações artísticas dos alunos de sete escolas, divulgação de um videoclipe com os principais momentos dessa edição e entrega de certificados de participação.

Em nome de todos, a secretária de Educação de Triunfo, Letícia da Silva, agradeceu o trabalho realizado este ano nas escolas municipais. Conforme ela, iniciativas como Verde-Azul contribuem para o desenvolvimento de uma consciência cidadã nas atuais e futuras gerações.

Grand finale

O momento final foi reservado à premiação da 4º Edição do Concurso Escritor Verde-Azul, que contou com a presença do mascote Sulguito. O concurso recebeu 32 textos, com o tema “Somos Todos Responsáveis pelo Meio Ambiente!”, que foram reunidos num livro, distribuído no mesmo dia do encontro. As redações foram avaliadas por uma comissão formada por profissionais da Sulgás, Clarissa Sperb Cassol e Cristine Cervo, e pelo professor do Colégio de Aplicação da UFRGS, Hugo Retamar.

Foram selecionados seis textos, sendo que os dois alunos primeiros colocados de cada categoria (infantil e juvenil) ganharam um tablet. Com o título “Saberes ambientais e educacionais”, a redação vencedora da categoria juvenil foi escrita por Alisson Cruz Pereira, da Escola São Miguel, de Charqueadas. Na categoria infantil, a vencedora foi Sophia Pederiva Raymundo, aluna da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho, de Triunfo, com a redação “Protegendo o Meio Ambiente”.

Sobre a edição de 2018: o Projeto Verde-Azul nas Escolas foi desenvolvido entre julho e novembro, com aulas teóricas e práticas sobre energia, recursos naturais e gestão de resíduos. Também foram promovidas saídas a campo em estações de tratamento de água e de esgoto e em galpões de reciclagem nas cidades onde se realizou o projeto.

Participaram desta edição as escolas de Ensino Fundamental das redes públicas de 10 municípios:

• Leonel de Moura Brizola, de Alvorada
• Professor Ivo Rech, de Cachoeirinha
• Governador Leonel de Moura Brizola, de Canoas
• Ruben Bento Alves, de Caxias do Sul
• São Miguel, de Charqueadas
• Senador Salgado Filho, de Gramado
• Machado de Assis, de Novo Hamburgo
• Rincão, de Porto Alegre
• Menino Deus, de Santa Cruz do Sul
• Cândido Justiminiano de Carvalho, de Triunfo