Com base nos decretos publicados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em função da Covid-19, a Companhia de Gás do Estado do RS - Sulgás tem adotado medidas para adequar suas atividades diante do cenário, sem comprometer a operação da empresa. Essas ações estão sendo executadas para preservar a integridade de seus colaboradores, clientes e fornecedores e atender às recomendações de órgãos públicos, visando à contenção da propagação do vírus.

•    Fornecimento de gás natural

O fornecimento de gás natural no Rio Grande do Sul segue normalmente. A distribuição via rede canalizada facilita a entrega de forma contínua durante situações de emergência como a atual, sem a necessidade de reabastecimento.

•    Atendimento ao Cliente

O canal de atendimento 0800 54 197 00 permanece disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para esclarecer dúvidas e atender eventuais demandas dos clientes e consumidores da Sulgás e de situações de emergências com a rede de gás.

•    Pagamento de faturas - clientes comerciais e residenciais

Prorrogação do prazo de pagamento e parcelamento das faturas de gás natural dos segmentos residencial e comercial, que somam 58.600 clientes no Estado, incluindo hospitais, restaurantes, supermercados, padarias, clubes e hotéis, entre outros estabelecimentos.

O benefício, inicialmente previsto para contas com vencimento entre 24 de março e 23 de abril, será estendido para vencimentos até 31 de maio, sem aplicação de multas e juros. Os clientes da Sulgás que já receberam boleto, sem o parcelamento, e desejam obter o benefício da prorrogação de prazo e parcelamento do valor, devem aguardar e não efetuar a quitação dos documentos atuais.

Após a data de vencimento original, a Sulgás irá identificar os títulos que estão em aberto e emitir novos boletos com valor parcelado e prazos ajustados para 30, 60 e 90 dias e enviá-los por e-mail, em até três dias úteis, quando os documentos também estarão disponíveis no Portal do Cliente para download.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do 0800 54 197 00.

•    Pagamento de faturas - clientes industriais e veiculares

Parcelamento das faturas que vencem em abril e na primeira quinzena de maio de 2020 de clientes industriais e de postos revendedores de GNV.  As faturas serão divididas em três parcelas mensais: 50% do total bruto a ser pago na data de vencimento original, conforme previsto nos contratos; 25% a ser pago no prazo de 30 dias contados a partir do dia do vencimento original; e 25% no prazo de 60 dias contados a partir do dia do vencimento original.

Não haverá incidência de correção monetária, juros ou multa sobre as parcelas. O benefício não é válido para cobranças anteriores que estejam em aberto e só será aplicado para clientes com pagamentos em dia.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do 0800 54 197 00.

•    Atividades suspensas

Ficarão suspensas até 31 de agosto de 2020: as capacitações e treinamentos presenciais,  a participação em eventos e as viagens internacionais e nacionais,  o atendimento presencial a fornecedores e a terceiros e demais interações com o público externo (salvo exceções avaliadas pela Diretoria),  reuniões presenciais com mais de seis pessoas e demais medidas de contenção previstas nos decretos estaduais afetas à administração pública direta e indireta do Estado.

•    Home office

Até de junho 31 de agosto de 2020, poderão ser desenvolvidas atividades home office, a fim de diminuir a circulação de pessoas nas dependências da sede da Companhia, em Porto Alegre, e das bases operacionais de Canoas e de Caxias do Sul.

•   Uso obrigatório de máscaras de proteção facial

Em atendimento ao Decreto Estadual 55.240, de 10 de maio de 2020, a Sulgás tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em todos os ambientes e frentes de obras da Companhia, por colaboradores próprios e terceirizados, bem como pelos visitantes e prestadores de serviços pontuais.

A empresa também adquiriu máscaras de proteção de algodão laváveis, fabricadas de acordo com o Manual Técnico do SENAI para distribuição aos seus colaboradores, informando sobre seu uso, guarda, higienização e descarte desse material. Também está solicitando às suas contratadas que disponibilizem máscaras de proteção para seus colaboradores.

•    Informações sobre a pandemia no Estado

O site https://saude.rs.gov.br/coronavirus traz informações atualizadas sobre a situação do Covid-19 no Rio Grande do Sul e no Brasil.